Pages

Subscribe:

Pedido

Sempre que puderem, comentem!

Ads 468x60px

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Decisões da quarta-feira pela Copa do Brasil e pela Libertadores

[FOTO] - Centroavante argentino Hernán Barcos deu trabalho para a defesa do Grêmio e marcou o segundo gol do Palmeiras


VISITANTES INDIGESTOS: PALMEIRAS E CORINTHIANS VENCEM FORA E FICAM MUITO PERTO DE FINAL
Por competições diferentes, o Palmeiras derrotou o Grêmio por 2x0 em pleno Olímpico e o Corinthians venceu o Santos por 1x0 na Vila Belmiro

Metade do que tinha para rolar neste meio de semana aconteceu ontem, com vitórias surpreendentes dos visitantes Palmeiras e Corinthians sobre Grêmio e Santos, respectivamente. O Corinthians venceu o Santos por 1x0 em plena Vila Belmiro e se aproximou da final da Libertadores da América, enquanto que o Palmeiras de Felipão derrotou o Grêmio de Luxemburgo por 2x0 no estádio Olímpico lotado com mais de 45.000 pessoas. A tarefa do Santos, até por ser um clássico, não é tão complicada porque o time santista tem qualidade para buscar o resultado no Pacaembu, mas mesmo assim ficou difícil. Se está difícil para o time da Vila, para o Grêmio a missão já é praticamente impossível porque o tricolor perdeu em casa por dois gols de diferença, precisando fazer 2x0 na Arena Barueri para, pelo menos, levar para os pênaltis. Acompanhei de perto o jogo do Grêmio, então faço uma breve análise de Santos x Corinthians e uma mais detalhada sobre Grêmio x Palmeiras:

SANTOS 0 X 1 CORINTHIANS - Copa Libertadores - Semi-final - Vila Belmiro - 21h50:
O Corinthians surpreendeu a todos e, com um bom esquema montado por Adenor Bacci, vulgo Tite, venceu o Santos, de Neymar e Ganso, na Vila Belmiro por 1x0 com gol de Émerson e levou uma boa vantagem para o Pacaembu, podendo até empatar a partida para chegar à final. O time santista demorou para escolher a Vila Belmiro como palco da semi-final e dentro de campo passeou e viu o Corinthians jogar melhor e acabar por sair com a vitória. O gol do jogo saiu na metade do primeiro tempo quando Émerson Sheik recebeu passe de Paulinho e colocou a bola "com a mão" no ângulo do goleiro Rafael, fazendo a festa da torcida corinthiana. Com o gol marcado, o time de Tite recuou e chamou o Santos para o seu campo de defesa, porém o time comandado por Neymar e Ganso estava em noite de pouca inspiração e pouco conseguiu criar. Émerson, autor do gol corinthiano, ainda foi expulso após receber segundo amarelo em falta cometida sobre Neymar, porém a vantagem numérica não foi suficiente para o time da Vila chegar ao empate. O Corinthians se fechou e conseguiu sair com a grande vitória fora de casa, adquirindo uma boa vantagem para o jogo de volta. No duelo entre Muricy e Tite, melhor para Tite que propôs uma estratégia de jogo que foi devidamente cumprida pelos jogadores corinthianos.

GRÊMIO 0 X 2 PALMEIRAS - Copa do Brasil - Semi-final - Olímpico - 21h50:
Como vem se tornando comum na história recente dos duelos, Felipão deu um nó tático em Vanderlei Luxemburgo e fez com que o time palmeirense saísse com um 2x0 em pleno estádio Olímpico, que tinha mais de 45.000 pessoas apoiando o tricolor gaúcho. O Grêmio começou com a iniciativa, mas sem criação de jogadas pouco finalizou e não assustou o goleiro Bruno. O Palmeiras chegou algumas vezes ao ataque e o lance de mais perigo no primeiro tempo foi em cobrança de falta de Marcos Assunção que acabou passando sobre o gol de Victor, após um desvio de um jogador palmeirense no meio do caminho. O tricolor tentava o gol, mas o "armador" do time, Marco Antônio, se omitia em campo e não participava de jogada alguma, cadenciando o jogo quando tocava na bola. A melhor chance do Grêmio no primeiro tempo e no jogo inteiro foi em cobrança de falta precisa de Fernando, que acabou com milagre espetacular do goleiro Bruno. 

Na segunda etapa o Palmeiras voltou melhor posicionado e começou a criar mais chances de gol em contra-ataques cedidos pelo time gaúcho. O centroavante Barcos, e que baita centroavante, por pouco não abriu o placar em chute que passou sobre o gol de Victor, assustando a torcida gremista. O técnico Vanderlei Luxemburgo, que errou em iniciar com dois homens de velocidade frente à uma defesa com três zagueiros, cometeu um erro pior ainda ao colocar dois homens de área no segundo tempo no lugar dos dois atacantes de velocidade, complicando ainda mais o que já parecia difícil. O Grêmio não tinha jogada nenhuma e os volantes Souza e Fernando eram obrigados a construir as jogadas que Marco Antônio deveria fazer e não fazia. O lateral direito Gabriel passeava em campo, sem vontade alguma, e o volante Léo Gago parecia estar brincando de ver quem acertava o chute mais longe do gol na partida. 

A torcida pediu e Luxa atendeu, colocando o jovem Rondinelly no lugar de Marco Antônio. O menino melhorou o jogo e na primeira jogada lançou Pará que cruzou para André Lima cabeçar pra fora na melhor chance gremista na etapa final. Quando o Grêmio melhorou e tentava furar a retranca formada pelo time de Felipão, Rondinelly furou em rebote de escanteio e, em contra-ataque rápido puxado por Cicinho, o Palmeiras chegou ao 1x0 com Mazinho que correu às costas de Pará e tirou do goleiro Victor. Após o gol, desespero total gremista nas arquibancadas e no campo e o resultado disso foi novo gol palmeirense. Juninho avançou ás costas de Gabriel e ruzou para Barcos que, sozinho, cabeçou para o chão enganando o goleiro Victor e fazendo a festa da torcida alvi-verde. Falha de Gabriel e, acima de tudo, falha de Victor que poderia e deveria ter defendido a bola. Com o nó tático, Felipão continua sendo "pai" de Luxemburgo e colocou o Palmeiras muito próximo da final da Copa do Brasil. O Grêmio tem agora tarefa complicadíssima e praticamente dá adeus ao sonho da conquista do pentacampeonato.

Para o Grêmio, é praticamente um semestre perdido e jogado fora. Tudo foi apostado nessa Copa do Brasil e devido à falta de qualidade em setores essenciais do time, o sonho praticamente acabou. Apesar da derrota inesperada, de nada adianta fazer tempestade em copo d'água. O Grêmio perdeu? Sim. Precisa de títulos? Sim. Agora é esperar 2013? Não, porque com a chegada de Zé Roberto e Fábio Aurélio sairão Marco Antônio e Gabriel, alguns dos principais responsáveis pela derrota gremista, e o tricolor ainda terá Kléber totalmente recuperado da lesão, podendo fazer uma boa dupla de ataque com Marcelo Moreno. A derrota frusta o torcedor, mas o Grêmio, assim como o Internacional, tem um time e, acima de tudo, um elenco suficientemente capaz de brigar pelo Campeonato Brasileiro ou, pelo menos, por uma vaga no G4. O tricolor ainda disputa a Sulamericana e deverá entrar com força máxima na competição, buscando uma vaga garantida na Libertadores de 2013. O importante para Grêmio e Inter nesse início de brasileirão, é aproveitar o mal começo de times que disputam outras competições e disparar na frente na disputa pelo campeonato mais disputado do mundo.

3 comentários:

Rodrigo Kaminski disse...

me decepcionei muito no olímpico ontem, mas realmente, os piores do time logo sairão para entrarem jogadores de nome e com potencial e que podem ajudar na conquista de um título importante no último ano do monumental. pena eles não chegarem antes, a tempo de participarem da copa do brasil...

Anônimo disse...

se o Grêmio tivesse vendido o Mário Fernandes e conseguido que ele fosse embora só depois da Copa Do Brasil, nós não teríamos ficado com 2 laterais medíocres ( o Pará é raçudo mas está no lado errado e é bem inferior ao Mário) e teríamos ganho fácil o jogo contra o Palmeiras. Contra uma retranca e sem grande( ou nenhum) articulador no meio, só com ótimos laterais. Na única jogada pela esquerda , segundo tempo, quando Leo Gago foi à linha de fundo e cruzou para André Lima cabecear para fora quase marcamos o Gol que daria tranquilidade. O Grande culpado de tudo isso é o Sr Paulo Odone que tinha garantido que o Mário não sairia antes do término da Copa Do Brasil, o principal campeonato do primeiro semestre para o Grêmio, e depois cedou quando foi apertado pelos Russos deixando o Grêmio capenga e inferiorizando o time. Não pensou grande, não quis garantir o melhor lateral do futebol brasileiro para nós e cedeu ao dinheiro dos Russos. Continuou com pensamento de time pequeno , sem grandes ambições. Nesses momentos é que sinto uma leve inveja da direção do nosso arqui rival, me parecem infinitamente mais competentes do que a direção atual e passadas próximas do Grêmio. Mas: não tá morto quem peleia. Força Grêmio, eu acredito na reversão.
Eliane

Luciano Kaminski disse...

É, realmente Eliane...o Mário Fernandes faz muita falta para o time do Grêmio...se ele estivesse na lateral direita, sem dúvida nenhuma teríamos um novo jogo porque ele marca infinitamente melhor que o Gabriel e faz jogada de linha de fundo tabelando com os atacantes e entrando dentro da área. É uma pena a direção do Grêmio não ter segurado o garoto, porque sem dúvida é o melhor lateral direito do país e tem lugar fácil na seleção do Mano Menezes

Postar um comentário