[FOTO] - Lucas comemora o gol, marcado no finalzinho da partida, que deu a vantagem ao São Paulo sobre o Coritiba nesta semi-final |
DEPOIS DE PALMEIRAS E CORINTHIANS, SÃO PAULO E BOCA JUNIORS FICAM PRÓXIMOS DE FINAL
O São Paulo derrotou o Coritiba no Morumbi, por 1x0, na Copa do Brasil e o Boca venceu a La U na Bombonera, por 2x0, pela Libertadores
Os jogos de ontem à noite finalizaram a primeira parte destas decisões de semi-final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. Na quarta, os paulistas Palmeiras e Corinthians venceram e praticamente garantiram a classificação para a final e ontem foi a vez do São Paulo bater o Coritiba e do Boca derrotar a Universidad do Chile em resultados que deixaram ambos em boa situação e praticamente garantidos nas finais de Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente. Acompanhei todo o primeiro tempo de Boca x Universidad de Chile e depois mudei o foco para São Paulo x Coritiba. Foram duas grandes partidas e, como de costume, deixo aqui a minha análise sobre os dois jogos para vocês, leitores:
BOCA JUNIORS 2 X 0 UNIVERSIDAD DE CHILE - Copa Libertadores - Semi-final - La Bombonera - 20h15:
O Boca Juniors, time de maior raça e tradição, derrotou a Universidad de Chile, time de pura qualidade técnica e toque de bola, pelo placar de 2x0 em uma Bombonera lotada com grande festa dos torcedores xeneizes. O time argentino começou indo pra cima da Universidad, que deixava muitos espaços para o time da casa. A La U não se intimidou com a Bombonera e jogou o mesmo futebol de sempre: atrativo, ofensivo e de toque de bola. O grande problema mesmo foi que o time chileno foi mal na marcação, deixando o Boca tomar conta da posse de bola e, com o apoio da torcida, esmagar o time chileno e sair com a grande vitória. O primeiro gol da partida foi um gol típico de centroavante marcado por, "El Tanque", Santiago Silva que recebeu cruzamento de Mouche e já dominou a bola girando sobre o zagueiro, antes de mandar no cantinho sem chances para Herrera. O Boca continuou em cima e a La U não conseguia criar oportunidades claras de gol, com o time xeneize perdendo algumas boas chances de ampliar ainda no primeiro tempo. No final da primeira etapa o time chileno teve algumas chances em chutes e cabeçadas que acabaram passando sobre o gol do goleiro Orión, que nada precisou fazer.
No início da etapa complementar, o Boca aproveitou apoio dos torcedores e fez o segundo gol com Sánchez Miño que aproveitou rebote de Herrera, em chute de Mouche, e mandou pras redes. Depois do gol sofrido, a Universidad de Chile se viu obrigada a pressionar em busca de, pelo menos, um gol. O time chileno foi pra cima do Boca, mas não chegou ao gol porque tinha no time argentino uma defesa bem postada com uma sensacional exibição do zagueiro Schiavi, ex-Grêmio, que tirou todas tanto por baixo quanto por cima. O jogo chegou ao fim e o time da La U terá uma grande missão de reverter o placar no Chile, porém ainda não está nada definido. Quando a La U perdeu de 4x1 para o Deportivo Quito nas oitavas eu apostei na reversão do placar no Chile e foi o que aconteceu, porém agora é o Boca e não me arrisco a dizer que haverá reversão porque, para mim, esta semi-final se decidiu ontem. Ainda mais em se tratando de Boca Juniors, que tem enorme tradição de jogar bem fora de casa e não perdeu nenhuma longe da Bombonera nesta Libertadores de 2012.
SÃO PAULO 1 X 0 CORITIBA - Copa do Brasil - Semi-final - Morumbi - 21h:
Depois de ver a "classificação" do Palmeiras, o São Paulo lotou o Morumbi e venceu o Coritiba por 1x0, conquistando uma grande vantagem para o jogo da volta, no Couto Pereira. Apesar da vitória são paulina, o Coxa teve o domínio do jogo e mereceu sair com a vitória. Só que futebol nem sempre é justo e não foi o que acabou acontecendo ontem à noite. O São Paulo começou em cima, quase marcando o primeiro em cabeçada de Paulo Miranda. O Coritiba acordou e respondeu com Roberto e Éverton Ribeiro, que em chutes de fora da área quase tiraram o zero do placar. Ainda na primeira etapa, o São Paulo perdeu uma grande chance com o centroavante Luís Fabiano que furou na hora da finalização dentro da pequena área. O Coritiba foi quem comandou as ações neste primeiro tempo, porém com poucas chances de conclusão. A melhor chance do time paranaense foi em chute de Éverton Ribeiro, de fora da área, que obrigou o goleiro Dênis a se esticar todo e mandar a bola para escanteio. O jogo acabou ficando morno e o primeiro tempo terminou tudo igual.
Na segunda etapa o Coritiba continuou com maior posse de bola e com as maiores chances de gol, que eram desperdiçadas pelos atacantes Roberto e Éverton Costa. A situação já era ruim para o São Paulo e ficou ainda pior quando Paulo Miranda derrubou Roberto em contra-ataque do Coxa e acabou recebendo o segundo amarelo, resultando na expulsão do zagueiro. Logo depois da expulsão, o Coxa mandou uma bola no travessão do goleiro Dênis em um chute potente de Éverton Ribeiro. E esta foi a única grande chance do time após ficar com um homem a mais. O São Paulo, mesmo com um a menos, quase chegou ao gol em duas oportunidades com Luís Fabiano: uma Vanderlei fez milagre com os pés e outra acabou explodindo no travessão e saindo pela linha de fundo. O técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira, mexeu mal no time colocando o volante Tcheco que acabou cadenciando um pouco a partida. O Coxa, mesmo com a vantagem numérica, parecia satisfeito com o empate em 0x0 e não quis ir para cima do São Paulo, segurando o jogo e esperando pelo apito final. Em time que tem craque, como o São Paulo tem Lucas, não se pode fazer isso que o Coxa fez. O resultado do amedrontamento do time paranaense foi o gol de Lucas que driblou o zagueiro do Coritiba e chutou de fora da área no cantinho de Vanderlei, abrindo o placar com já passados 40 minutos do segundo tempo. Injustiça? Sim, mas o Coritiba foi quem errou e desperdiçou a chance de colocar um pé, ao menos, na final da Copa do Brasil. É um resultado com chances de reversão? Sim, porque o Coritiba jogará com o Couto Pereira lotado e tem um time bem organizado e de boa qualidade técnica. Apesar de ser possível ainda a reversão, acredito que já está definido e que o São Paulo passará à final.
1 comentários:
são paulo x coritiba, assim como grêmio x palmeiras, MUUUUUUUUITO injusto!
Postar um comentário